Orientar migrantes e refugiados a fim de regularizar toda documentação pessoal necessária, com orientação jurídica, atendimento psicológico, acompanhamento social e encaminhamentos às redes necessárias.
Temos assistido em todo o mundo a intensificação dos deslocamentos de pessoas que deixam seus locais de origem em virtude de ameaças à vida em busca de acolhimento em outros países, enfrentando situações extremas tanto antes do processo migratório, como durante e após a chegada em novo território. O Brasil conta com políticas públicas de acolhimento e integração previstas em leis e acordos internacionais, que são aqui explanadas.
O instituto Elas tem como missão vivenciar e incentivar a prática da fraternidade, sem restrições étnicas, políticas, geográficas ou religiosas, amparando prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social, minimizando o sofrimento do ser humano com solidariedade, alimentação, saúde, higiene a famílias que vive em situações de refúgio ou imigração no Brasil.
Entre os objetivos do projeto estão o de capacitar as participantes para o mercado de trabalho brasileiro, facilitar a adaptação cultural e laboral no país, promover a contratação formal de refugiadas, sua educação financeira e empoderamento econômico, além de fomentar a sensibilização do setor privado.
Projeto Elas além das fronteiras – Angola
O projeto nasceu de um sonho, de levar além das fronteiras o trabalho realizado pelo Instituto, em transformar a vida de mulheres através de ações que desenvolvam habilidades e possibilitem um universo de descobertas e conquistas.
Em parceria com a angolana Daniela Castro, o projeto visa atender as mulheres dos bairros periféricos de Angola, dando a elas a oportunidade de desenvolver habilidades no mundo da beleza, possibilitando além da prática dos penteados, a autonomia financeira e o empoderamento feminino, valorizando a cultura e valores locais.
O projeto é realizado em Benguela, Angola.
Associação para Mulheres. Acolhimento e Combate à Violência Doméstica..