A casa abrigo “As Marias” oferece proteção e atendimento integral às mulheres em situação de violência doméstica que estejam em risco iminente de morte, acompanhadas ou não de seus filhos com idade abaixo de 18 anos.
Objetivos: ● Proteger mulheres e prevenir a continuidade de situações de violência; ● Propiciar condições de segurança física e emocional e o fortalecimento da autoestima; ● Identificar situações de violência e suas causas e produzir dados para o sistema de vigilância socioassistencial; ● Possibilitar a construção de projetos pessoais visando à superação da situação de violência, desenvolvimento de habilidades e potencialidades buscando autonomia pessoal e social. ● Promover o acesso ao mercado de trabalho, curso de qualificação profissional, visando autonomia e autossustentabilidade.
PROJETO VIVA - ELAS
O projeto Viva Elas foi criado para ajudar mulheres em situação de violência doméstica. O objetivo é fazer com que as usuárias, ao refletir sobre suas ações e valores, possam assumir decisões assertivas em seus relacionamentos, sua profissão ou saúde.
Proporcionando as usuárias meios para conquista da autoestima, autonomia, inserção social, ampliação da resiliência aos conflitos, estímulos à participação, equidade, protagonismo, emancipação, inclusão social e da conquista da cidadania.
O trabalho principal é tirar essas mulheres do contexto de violência, empoderando-as para uma vida com dignidade sustentável por meio do desenvolvimento de competências técnicas, humanas e gerenciais.
DENUNCIA É BUSCAR AJUDA
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.
O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (DDM), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.
A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher.
Associação para Mulheres. Acolhimento e Combate à Violência Doméstica..