A casa abrigo “As Marias” oferece proteção e atendimento integral às mulheres em situação de violência doméstica que estejam em risco iminente de morte, acompanhadas ou não de seus filhos com idade abaixo de 18 anos.
Objetivos:
● Proteger mulheres e prevenir a continuidade de situações de violência;
● Propiciar condições de segurança física e emocional e o fortalecimento da autoestima;
● Identificar situações de violência e suas causas e produzir dados para o sistema de vigilância socioassistencial;
● Possibilitar a construção de projetos pessoais visando à superação da situação de violência, desenvolvimento de habilidades e potencialidades
buscando autonomia pessoal e social.
● Promover o acesso ao mercado de trabalho, curso de qualificação profissional, visando autonomia e autossustentabilidade.
O projeto Viva Elas foi criado para ajudar mulheres em situação de violência doméstica. O objetivo é fazer com que as usuárias, ao refletir sobre suas ações e valores, possam assumir decisões assertivas em seus relacionamentos, sua profissão ou saúde.
Proporcionando as usuárias meios para conquista da autoestima, autonomia, inserção social, ampliação da resiliência aos conflitos, estímulos à participação, equidade, protagonismo, emancipação, inclusão social e da conquista da cidadania.
O trabalho principal é tirar essas mulheres do contexto de violência, empoderando-as para uma vida com dignidade sustentável por meio do desenvolvimento de competências técnicas, humanas e gerencias.
A violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos que pode assumir diversas formas. Conhecer e entender esses tipos de violência é fundamental para a prevenção e combate desse problema. A seguir, apresentamos os principais tipos de violência contra as mulheres:
Como Procurar Ajuda
Se você ou alguém que você conhece está sofrendo qualquer tipo de violência, é crucial procurar ajuda. O Instituto Elas de Bauru oferece suporte e orientação para mulheres em situação de violência.
Lembre-se, a denúncia é um passo importante para interromper o ciclo de violência e garantir a segurança e os direitos das mulheres.
Instituto Elas: Endereço: R. Treze de Maio, 13-69 – Centro, Bauru – SP, 17014-450 | Telefone: (14) 99681-8575
CRM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher): Endereço: Rua Antônio Alves, 16-86, Centro | Telefone: (14) 3234-2846
Delegacia de Defesa da Mulher – DDM: Endereço: Praça Dom Pedro II (R. Azarias Leite, quadra 5, Centro) Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira das 8h às 18h | Telefone: (14) 3224-3301/3234-3887
Anexo de Violência Doméstica e Familiar: Endereço: Silva Jardim, 2-77, Bela Vista | Horário de atendimento: 2ª a 6ª das 10h às 18h | Telefone: (14) 3234-2993
Casa da Mulher: Endereço: Av. Nações Unidas, 27-28, Vila Nova Cidade Universitária | Horário de funcionamento: 2ªa 6ª das 07h às 17h | Telefone: (14) 3234-3968